Este Projeto Pedagógico tem como objetivo mais geral o de estabelecer formalmente os princípios que norteiam a concepção curricular do curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ. Sua elaboração foi amplamente debatida no âmbito do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), que é o órgão responsável na UFRJ pela maior parte das disciplinas do referido curso. Nesse processo, tentou-se conciliar os seguintes aspectos:

• O atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, instituídas pelo MEC na Resolução CNE/CES No 11, de 11/03/2002 [1];
• A compatibilidade com a regulamentação do exercício da profissão de Engenheiro Eletricista, dada pela Resolução CONFEA No 1.010 de 22/08/2005 [2];
• A consolidação das práticas bem-sucedidas em muitas décadas de experiência no ensino de engenharia elétrica na UFRJ;
• As necessidades sempre crescentes de incorporar novos conteúdos ao currículo do curso, na medida em que vão ocorrendo mudanças tecnológicas na Engenharia Elétrica;
• O anseio de viabilizar a aplicação de metodologias pedagógicas possivelmente mais adequadas ao ensino/aprendizagem de determinados conteúdos da Engenharia Elétrica;
• A busca de maior integração entre a Graduação e a Pós-Graduação. A elaboração deste documento atende à resolução CEG No 02/2003, que estabelece as normas básicas para a formulação do Projeto Pedagógico e a organização curricular dos cursos de Graduação da UFRJ.

 

Veja aqui o Projeto Pedagógico completo.

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