caronaeProjeto Caronaê, desenvolvido por alunos da Escola Politécnica da UFRJ, terá aplicativo a partir da primeira semana de abril

O aluno de Engenharia Civil da Escola Politécnica, Michel Balassiano, e outros cinco amigos, Igor Rocha, Manuel Meyer, Luiza Teixeira, Gabriel Tenembal e Cecilia Galle, todos alunos de diferentes cursos da UFRJ, criaram o projeto Caronaê, aplicativo de celular que visa integrar todo o sistema de caronas da comunidade acadêmica, pregando mais mobilidade, e sustentabilidade. “As caronas já existem na UFRJ desde que a Cidade Universitária foi criada. A ideia era aprimorar isso. Quando o Fundo Verde organizou o concurso ‘Soluções Sustentáveis’, composto por projetos dos alunos, em 2014, vimos uma oportunidade de desenvolver a nossa iniciativa”, explica Michel.

Com a vitória no concurso, o Caronaê recebeu verba para se tornar realidade e em março de 2015, começou a sair do papel. A Fluxo, empresa júnior de Engenharia da UFRJ, foi contratada para desenvolver o aplicativo, que foi criado por alunos de do Curso de Ciência da Computação da própria universidade. “Os perfis dos usuários do aplicativo são veiculados ao banco de dados da UFRJ, que fornece automaticamente nome completo, foto e curso do indivíduo. Munimos-nos de todos os mecanismos para garantir a segurança dos usuários”, garante Michel. O aplicativo tem previsão de estar disponível para download no próximo dia 4 de abril, data de início do período de 2016.1.

Como Funciona

Na página inicial do aplicativo, o usuário tem acesso a um pequeno feed com as principais informações sobre as caronas que estão acontecendo no momento. Caso tenha interesse em alguma carona, basta clicar, e dentro dessa publicação, haverá informações como placa e modelo do carro, quantas vagas ainda estão disponíveis, e recados individuais dos motoristas. Se desejar criar uma carona, o motorista avisa de onde está saindo e seu ponto de referência. O aplicativo é dividido entre ida e volta do Fundão, e quando o carro está lotado, desaparece automaticamente do sistema. Além disso, o aplicativo cria um pequeno ‘chat’ para que todos os participantes daquela carona possam se comunicar rapidamente.

Os pontos de carona

Os pontos de encontro do Caronaê tem o objetivo de facilitar a vida de motoristas e caroneiros. Eles já foram posicionados em locais de visibilidade dentro da UFRJ, próximos aos acessos dos estacionamentos. São (nove) pontos de carona espalhados pelos principais centros da Cidade Universitária (CCS, CCMN, CT, Reitoria, Letras e EEFD). Os locais são constituídos por 6 (seis) placas representando as principais zonas da cidade e região metropolitana (Centro, Sul, Norte, Oeste, Baixada, Niterói).

Facilitando a vida

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores faculdades do Brasil, possui alguns campus espalhados pela cidade, mas o maior, que recebe mais alunos e reside a maioria dos cursos é, de longe, o Fundão. Localizado na Ilha do Governador, bairro da Zona Norte do Rio, o Fundão possui cerca de 5 km de extensão, uma prefeitura própria e linhas de ônibus internos, além de ser conhecido também como Cidade Universitária, tamanha sua amplitude e isolamento.

Entretanto, apesar de receber um grande fluxo de pessoas diariamente, chegar ao Fundão não é tão fácil. Suas duas vias de acesso principais são a Linha Vermelha e a Linha Amarela, e muitos bairros da cidade não possuem transporte público que os liguem diretamente a elas. Isso significa que muitos alunos e professores precisem tomar duas conduções ou recorrer ao carro, que acaba sendo o meio de transporte mais usado.