Veiculo

A história do LASUP teve início em 1987, logo após a descoberta dos supercondutores de alta temperatura crítica. Roberto Nicolsky decidiu desenvolver uma ação pró-ativa para a ampliação e consolidação no país de uma área de pesquisa em supercondutores.

O passo inicial foi o lançamento da EBS I – Escola Brasileira de Supercondutividade, juntamente com a LACHTS – Latin American Conference on High Temperature Superconductors, realizadas em 1988, e seguidas logo pela ICTPS – International Conference on Transport Properties of Superconductors, em 1990. Após um tempo de consolidação das primeiras iniciativas através dos ENFMC anuais, em Caxambu, o esforço foi intensificado com direcionamento centrado para aplicações e tecnologia. Foram a EBS II, no CEPEL, em 1996, sobre Aplicações em Grande Escala, e a EBS III – Simpósio Furnas de Aplicações em Energia Elétrica, em 1997.

Nesse mesmo ano tomou a decisão de desenvolver no país a tecnologia de trem MAGLEV, que originou a criação do LASUP.