wordpress theme no wordpress theme

 

Disciplinas

O LAFAE é responsável pela organização e aplicação das disciplinas Energia Fotovoltaica e Fontes Renováveis,
que integram o currículo do Curso de Engenharia Elétrica. A disciplina Energia Fotovoltaica foi oferecida inicialmente apenas com conteúdos do tema que lhe dá o nome. Posteriormente, foram incluídos conteúdos sobre outras fontes alternativas de energia: termo solar, eólica, biomassa, célula combustível, marés e ondas, tendo sido proposta a mudança de seu nome para Fontes Alternativas de Energia.
O não atendimento completo dos objetivos do Curso de Engenharia Elétrica de focar com mais intensidade o tema fontes alternativas de energia no currículo, levou à proposta atual de duas disciplinas: a primeira de Energia Fotovoltaica, com novo programa mais aprofundado na abordagem dos aspectos técnicos e de circuitos elétricos
dos equipamentos que compõem as estruturas de geração fotovoltaica e de controle da energia nas aplicações de
suprimento elétrico; ficando a segunda de Fontes Renováveis, com uma varredura sobre todas as fontes alternativas
renováveis, envolvendo análises sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Há estudos para a criação de mais uma disciplina na área de fontes alternativas, que seria de laboratório de fontes
alternativas.
É proposta do LAFAE atuar em todas as disciplinas com afinidade ao tema “fontes alternativas de energia” do Curso de Engenharia Elétrica, seja pelo aspecto da conservação, do conforto ambiental ou de conformidade do uso daenergia. Como exemplo, temos a disciplina de Técnicas de Iluminação, que é atualmente orientada pelas linhas de trabalho do LAFAE nos aspectos de conservação de energia e de conforto ambiental.

Ementas e programas das disciplinas.