Museu Histórico Virtual de Máquinas Elétricas: 1820-1890 - LANTEG - DEE - EP -CT - UFRJ - FAPERJ

HIRAM STEVENS MAXIM

(Inventor Anglo-Americano )

1840 - 1916

maxim

 

MÁQUINA DE MAXIM

Filho de um mecânico, nasceu nos Estados Unidos, na cidade de Sangerville, no Maine e naturalizou-se inglês após sua imigração para Inglaterra nos anos 1880.

Desde muito jovem apresentou talento inventivo, tendo aos 26 anos obtido as primeiras de muitas patentes, entre as quais um secador de ferro, uma máquina para iluminação a gás, lâmpadas elétrica e uma locomotiva farol. Simultaneamente trabalhava como construtor de carroças no estado de Massachussetts. Por suas habilidades, foi contratado como chefe de máquinas da Electric Lighting Company dos Estados Unidos, onde projetou um método para a produção de filamentos de carbono e, aos 38 anos tornou-se o engenheiro-chefe da referida companhia. Em 1880, construiu uma máquina elétrica baseada no anel de Gramm, muito difundida para uso de iluminação em todo os Estados Unidos.

Em 1881, visitou a Exposição de Eletricidade de Paris e imigrou para a Inglaterra, estabelecendo-se em Londres onde se dedicou à construção de suas invenções, entre as quais destacam-se diversas armas de fogo, como, por exemplo, a metralhadora que leva seu nome muito utilizada pelos ingleses na I Guerra Mundial. Em 1884, inaugurou a Maxim Machine Gun produtora de diversos materiais bélicos, que no início do século XX foi absorvida pela Vickers Ltd, da qual Maxim passou a ser um dos diretores. Além das armas, Maxim é detentor de variadas patentes que iam de uma simples ratoeira, passando por um silenciador e  um bimotor movido a vapor, criado em 1891 e que, três anos após,  chegou a levantar vôo, mas foi destruída em uma queda.

Em 1916, a rainha Vitória concedeu-lhe o título de "Sir".

Morreu em Londres, aos 76 anos, sem ver concluída a guerra na qual as armas produzidas por sua empresa foram protagonistas.

Pesquisa e Texto: Margareth Guimarães Martins

 

Home Máquinas Realidade Virtual Vídeos Biografias Glossário